Enfrentando a crise do COVID-19 com crianças em casa

desenhos colorir quarentena crianças estampa

Enfrentando a crise do COVID-19 com crianças em casa

Diante da situação atual de isolamento social por conta do covid-19, quem é pai e mãe encontra um outro desafio: manter uma ou mais crianças em casa!
Algumas dicas para enfrentar este momento desafiador: 

 

CRIANDO ESPAÇOS & BRINCADEIRAS 

  • Se você não mora em casa com área e está restrito – assim como muitos – a um apartamento as brincadeiras acabam sendo limitadas. Essa é a hora de mudar algumas regras da casa. É possível fazer um “cantinho kids” de pintura e livre acesso na sala, ou em um lugar novo que a criança ainda não esteja habituada. Ainda, envolve-la nas atividades da casa como no preparo de alimentos como na feitura de um bolo.
  • Também pode ser hora de relembrar brincadeiras antigas. Acampamento e cabaninhas na sala, corrida com cabo de vassoura, pintura com caixa e casca de ovos. O ideal é que os adultos se permitam a brincar também, porém dando início na brincadeira geralmente ela continua por si só.

 

SOS MENTAL

Estamos acompanhando noticiários e isso pode gerar ansiedade – ter espaço para ler algo de outro assunto, ver um filme, uma série pode te ajudar a manter o equilíbrio. É necessário estar bem para lidar com as crianças. Encontre uma atividade ou tente se frear antes de explodir com as crianças: vá para o outro quarto, até a sacada, faça uma respiração. Sem a possibilidade de sair a tendência é ficarmos mais nervosos. 

 

COMPREENSÃO DO MOMENTO

É preciso ter paciência com as crianças, principalmente as menores que podem não compreender e muitas vezes não colaborar bem com o que está acontecendo. Ficar longe de quem a gente gosta e das nossas atividades cotidianas é difícil e precisamos explicar a necessidade disso para as crianças sem gerar pânico.  

  • Uma boa dica é mostrar que todos estão sem as suas atividades. Os pais sem o trabalho, elas sem a escola por exemplo.
  • Diminuir a distância: vídeo conferência e chamadas pelo celular com parentes e colegas pode ser uma boa saída – assim conversamos com as pessoas sobre outros assuntos e nos sentimos mais pertencentes. 

 

É importante lembrar que esta é uma situação muito diferente de tudo que já foi vivido até aqui. Por isso evite criar pânico e sinta até onde as crianças tem a necessidade de saber – muitas vezes elas estão seguindo bem e a explicação só será necessária quando surgirem as perguntas. Nos mantendo tranquilos, mantemos nosso lar sob controle até a normalização. 

 

Claudia Sandri – Psicóloga clínica especialista em Avaliação Psicológica e autora do site e IG Pequenos Notáveis 

http://www.instagram.com/pnotaveis

 

GANHE 25% OFF

Pensando em trazer opções de atividades para as crianças em casa, preparamos desenhos super fofos para colorir. Poste o seu marcando a @pistolstaroficial e ganhe um cupom extra de 25% OFF! É só baixar aqui:

desenho colorir quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

preloader